Florianópolis inicia campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira, dia 7.

Crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais têm prioridade na imunização. Confira os demais grupos prioritários.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom

Inicia nesta segunda-feira, 7, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza na Capital. A partir da data, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas residentes na capital já podem se imunizar.

Nesse ano, independente das campanhas sazonais, a vacina contra o vírus Influenza estará disponível nas unidades básicas de saúde como rotina no calendário vacinal de crianças, gestantes e idosos.

Além dos Centros de Saúde, a vacina também estará disponível no Espaço Imunizar – dentro da Policlínica da Mulher e da Criança -, na Van da vacinação e na sala de vacinas do Sesc Prainha, parceira da prefeitura para ampliar o acesso da população aos imunizantes no centro da cidade (veja matéria abaixo).

“A imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus Influenza e suas complicações, reduzindo o risco de internações e o agravamento das doenças respiratórias, que aumentam com a mudança de temperatura”, destaca o secretário de saúde da capital, Almir Gentil. A meta da campanha é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários contra o Influenza. Para ampliar a oferta e facilitar o acesso aos imunizantes, o dia D – sábado de mobilização da vacinação – está programado para 10 de maio.

A vacina aplicada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus responsável pela maioria dos casos atualmente: Influenza A (H1N1), subtipo A (H3N2) e Influenza B. O imunizante é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos e pode ser administrado junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização.  

Os grupos prioritários a serem vacinados são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Trabalhadores da saúde;
* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas e quilombolas;
* Idosos com 60 anos ou mais de idade;
* Pessoas em situação de rua;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
* Trabalhadores Portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Prefeitura e Sesc firmam parceria para ampliar a vacinação em Florianópolis

Foto Divulgação Sesc

Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Social do Comércio (Sesc) destaca a importância da colaboração para a saúde pública na capital. A partir de abril, a sala de vacinação do Sesc Prainha passará a oferecer também as vacinas disponíveis nos centros de saúde de Florianópolis, conforme calendário básico estabelecido pelo SUS. O lançamento foi no dia 3 de abril, às 10h, no próprio local, com a presença de autoridades.

Criada em 2023, essa é a única sala de vacinação do Sesc no estado e até então oferecia somente os imunizantes exclusivos do sistema privado – como Meningocócica B, Meningocócica ACWY, HPV nonavalente, Herpes Zoster e Pneumocócica 13 valente – com valores mais acessíveis à comunidade.

Por meio da parceria, o local passa a atender em formato híbrido – com a oferta das vacinas gratuitas e pagas – e estará à disposição da população da Grande Florianópolis, que não precisa ser associada da instituição para poder se beneficiar do serviço, a partir do dia 4.

“Essa é a primeira vez que fazemos uma parceria como essa e isso reforça o nosso compromisso em facilitar o acesso a vacinação a toda população”, destaca o secretário de Saúde de Florianópolis, Almir Gentil.

O Espaço Imunizar – localizado na Policlínica da Mulher e da Criança – e a Van da Vacinação, que alterna os atendimentos entre a Praça XV e o Ticen são outros pontos de referência para quem busca os imunizantes no centro da cidade.

As vacinas oferecidas pela Secretaria da Saúde de Florianópolis são: Poliomielite inativada, HPV-4, Dengue, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningocócica C, Hepatite A, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, DTP, DT, Influenza e Varicela.

Para se vacinar, é necessário realizar um cadastro individual na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc Prainha, que permitirá a coleta de dados pessoais essenciais para o atendimento de saúde. No momento do cadastro, é preciso apresentar um documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento, no caso de menores de idade).

O horário de funcionamento estendido em alguns dias da semana e a possibilidade de abertura da sala aos sábados – em ocasiões específicas – são um diferencial do local, que também participará das campanhas de vacinação da rede municipal.

“Ao trabalharmos junto às autoridades de saúde, conseguimos tornar a vacinação mais acessível, oferecendo um serviço próximo da comunidade. Nosso compromisso é com a sociedade e essas parcerias reafirmam essa missão”, afirma a diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.