Frente fria deve derrubar temperaturas em Goiás

A passagem de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deve alterar o clima em Goiás nos próximos dias, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Na sexta-feira, 4 de abril, o tempo já havia mudado: o sol apareceu entre nuvens em boa parte do Estado, com previsão de chuvas irregulares ao longo do dia.

Em Goiânia, o tempo se manteve instável, com sol, variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva — o acumulado tinha previsão de chegar a até 7 milímetros. As temperaturas continuaram elevadas, com máxima de 33ºC e umidade relativa do ar oscilando entre 45% e 95%.

Neste sábado (5), a situação se repete: o calor permanece, com máxima prevista de 32ºC e umidade variando dentro da mesma faixa. O Cimehgo alerta para o risco potencial de temporais em todo o Estado, com chuvas intensas de até 40 milímetros por dia e rajadas de vento que podem atingir os 60 km/h, acompanhadas de descargas elétricas.

Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, o sistema avança em direção ao Sudeste e vai melhorar o fluxo de umidade na região. “As chuvas estão acontecendo, mas de forma isolada. Com a chegada da frente fria, devem se tornar mais abrangentes entre sexta (4) e sábado (5)”, explicou.

A combinação entre calor e umidade, típica do clima goiano, favorece a formação de tempestades com rajadas de vento e raios. As cidades com previsão de queda nas temperaturas são: Aporé, Cachoeira Alta, Caçu, Chapadão do Céu, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Mineiros, Paranaiguara, São Simão e Serranópolis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.