Mitre: a justa, porém tardia, homenagem a uma heroína da pátria


Mitre: a justa, porém tardia, homenagem a uma heroína da pátria

Fernando Mitre

Reprodução/Jornal da Noite

Faz pouco tempo que o livro dos heróis e heroínas do Brasil ganhou um novo nome. Podemos dizer um nome muito especial: Hipolita Jacinta Teixeira de Mello. Uma mulher de uma coragem extraordinária, que teve papel fundamental na Conjuração Mineira, ao lado de Tiradentes – mas que ficou esquecida, deixada fora da História, durante mais de 200 anos. Seu nome nem entrou na lista dos inconfidentes reprimidos pela Coroa Portuguesa. Por que? Porque era mulher. Veja até onde pode chegar o preconceito. 

Agora resgatada por historiadores – destaque para Heloísa Starling, nossa entrevistada do próximo Canal Livre, sobre todo o episódio do 21 de abril – a heroína Hipolita será discutida e analisada como merece. 

Bastaria lembrar que, quando recebeu a notícia da prisão de Tiradentes, quando vários conjurados já estavam se escondendo, considerando fracassada a conspiração, essa mulher incrível reagiu, tentando com uma coragem rara, revigorar e mobilizar as forças revolucionárias contra as tropas da Coroa. 

A luta e o exemplo dessa heroína valorizam a mulher na nossa História e já começam a comover o Brasil.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.