O Hemocentro de Goiás está em alerta com a queda nas doações de sangue e convoca voluntários para doar antes e durante o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes. Atualmente, o déficit nos estoques da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo – chega a 20%, afetando diretamente o abastecimento de 223 unidades de saúde em todo o estado.
Para garantir a reposição dos hemocomponentes, as nove unidades do Hemocentro funcionarão em horário especial. Na quinta-feira (17), o atendimento aos doadores foi das 8h às 18h, e aos pacientes, das 7h às 19h. Na sexta-feira (18), todas as unidades estão fechadas, mas no sábado (19), o Hemocentro Coordenador, em Goiânia, abrirá das 8h às 12h. Na segunda (21), feriado de Tiradentes, o serviço também não funcionará, retornando ao normal na terça (22).
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, reforça a importância da doação neste período, quando aumenta a circulação de veículos nas estradas e, com isso, os acidentes. “Apenas com o gesto voluntário da população goiana conseguimos manter um estoque seguro para atender mais de 200 serviços de saúde”, ressalta.
Além das unidades fixas, o Hemocentro também tem a unidade móvel de coleta. O ônibus esteve em Anápolis nos dias 16 e 17, na Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama), das 8h às 16h, para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Já em Trindade, a unidade móvel atenderá no sábado (19), na Igreja Adventista do Setor Maysa 1. Os agendamentos podem ser feitos pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo WhatsApp (62) 99312-7030.
Qualquer pessoa pode ser doadora desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Estar saudável;
- Não apresentar sintomas de gripe, resfriado ou febre;
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter entre 18 e 69 anos;
- Estar descansado e alimentado;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de um ano;
- Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses;
- Não estar em uso de antibióticos ou antifúngicos nos últimos 14 dias;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não apresentar evidências clínicas ou laboratoriais de doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis.