Na manhã desta terça-feira (22), passageiros da Viação Araguarina enfrentaram atrasos e transtornos durante o trajeto entre Inhumas e Goiânia, após a implantação de um novo sistema de pagamento de passagens. O ônibus que saiu da rodoviária de Inhumas às 6h30 só chegou ao Terminal Rodoviário de Goiânia por volta das 8h45, um percurso que normalmente leva cerca de 1 hora 20 minutos.
A mudança anunciada pela empresa foi feita com o objetivo de tornar o processo mais dinâmico. No entanto, a novidade foi mal recebida pelos passageiros, principalmente pela forma abrupta como foi implementada.
Antes, o pagamento era simples: o usuário comprava o ticket antecipadamente por um cartão da empresa ou pagava em espécie diretamente ao motorista, no valor de R$11,75. Agora, a cobrança passou a ser feita com o uso de um pequeno leitor de de um sistema baseado em QR Code.
O novo procedimento exige que o motorista registre nome e CPF dos passageiros para liberar o embarque, o que gerou filas e atrasos. A leitura do QR Code para o desembarque também apresentou falhas, causando ainda mais lentidão. Passageiros relataram indignação, medo de perder o horário de trabalho e falta de preparo por parte da empresa para lidar com a transição tecnológica.
“Isso não é modernização, é confusão. A gente só quer chegar no horário”, reclamou uma passageira idosa.
Em resposta, a assessoria da Viação Araguarina afirmou que a empresa está trabalhando para corrigir as falhas e que o sistema deve estar normalizado até o meio-dia.
Nota oficial da empresa:
A Viação Araguarina, empresa do Grupo Odilon Santos, lançou nesta semana um novo aplicativo com o objetivo de proporcionar mais liberdade, agilidade e autonomia aos passageiros, por meio da digitalização dos serviços e da compra online de passagens.
Durante o primeiro dia de operação, foram identificadas instabilidades técnicas pontuais que impactaram temporariamente a experiência de alguns usuários. Assim que detectadas, as falhas foram tratadas com prioridade e resolvidas em caráter emergencial pelas equipes técnicas.
Reafirmamos nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos nossos serviços, sempre priorizando a qualidade da experiência e a satisfação dos nossos passageiros
Leia mais: Aparecida de Goiânia promove mutirão para atualizar Cadastro Único