Ex-assessor de Bolsonaro e presidente do PL depõem na PF

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, coronel Marcelo Câmara, prestarão depoimento na tarde desta quinta-feira (12) à Polícia Federal (PF). Os dois são investigados no âmbito das apurações sobre o planejamento de um golpe de Estado que resultou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

A Polícia Federal também investiga a suposta participação do juiz federal Sandro Nunes Vieira na elaboração de um relatório encomendado pelo PL ao Instituto Voto Legal. O documento alegava vulnerabilidades e irregularidades nas urnas eletrônicas, embora nenhuma das afirmações tenha sido comprovada.

Leia mais: Goiás reforça laços econômicos com a China em visita do Grupo Shandong

O relatório serviu como base para tentativas de anular as eleições de 2022, que levaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. De acordo com os investigadores, a intenção dos envolvidos era manter o ex-presidente Bolsonaro no poder.

O nome do juiz federal surgiu a partir de dados extraídos do celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. As investigações indicam que o magistrado teria agido ilegalmente ao assessorar o PL de forma clandestina na representação eleitoral contra as urnas.

Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.