Lula rebate fala de Trump sobre posse dos Estados Unidos da Faixa de Gaza

Em uma entrevista de rádio, o presidente Lula (PT) rebate as falas do presidente norteamericano Donald Trump em uma entrevista de que os Estados Unidos da América (EUA) deveriam ter uma posse temporária na administração das Faixa de Gaza. Em resposta, Lula fala na autodeterminação dos povos da Faixa de Gaza em que os palestinos devem ser os responsáveis da região. “Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído, para que possam reconstruir suas casas, hospitais, escolas, e viver dignamente com respeito.”

Além das críticas, o presidente também atacou a sanha expansionista do presidente americano ao sugerir que Trump seria um “aloprado que conseguiria destruir em quatro anos o que demorou vinte anos para construir”. As falas são um novo avanço do petista na escalada de tensões entre os estadunidenses com a nova política protecionista de Trump que ameaça impor tarifas e escalar tensões comerciais entre os dois países. Anteriormente, membros ligados ao mandatário americano alertaram que o Brasil faz parte de um bloco (BRICS) que almeja a maldade para com os EUA. 

Estes novos avanços devem aumentar ainda mais a rachadura entre a administração nacional do petista, historicamente ligada ao Estado da Palestina, e a oposição da direita evangélica ligada à Israel e aos EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.