Internado, papa Francisco não celebrará missa de domingo – 15/02/2025 – Mundo


O papa Francisco, 88, não celebrará neste domingo (16) sua tradicional missa semanal, informou o Vaticano neste sábado (15).

O pontífice sofre de bronquite há mais de uma semana e foi internado na sexta-feira (14) no hospital Policlinico Agostino Gemelli, em Roma.

“Para facilitar sua recuperação, a equipe médica prescreveu repouso absoluto”, disse o Vaticano em nota. “Os testes de laboratório de hoje mostraram uma melhora.”

“Veremos como ele reage ao tratamento”, afirmou Matteo Bruni, diretor do escritório de imprensa do Vaticano. “Não tenho uma data precisa [para sua alta].”

Francisco não apresentou febre neste sábado. Um dia antes, ele havia tido febre baixa, mas seu quadro era estável, segundo boletim médico do hospital. “Os exames iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório”, disse nota da Santa Sé.

Até a internação, o papa vinha mantendo sua agenda diária de compromissos e realizando reuniões na residência do Vaticano, onde mora. Na quarta-feira (12), ele se reuniu com a primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, a Janja, e nesta sexta, encontrou-se com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, antes de ser hospitalizado. Na terça, ele fez uma aparição em vídeo no popular festival de música Sanremo da Itália.

Na última semana, o religioso argentino pediu ajuda duas vezes, em dias distintos, para um assistente terminar de ler sua homilia durante a missa devido a “dificuldades respiratórias”.

O hospital Gemelli, o maior de Roma, tem uma suíte especial para tratar papas e ficou conhecido especialmente por ter atendido com frequência João Paulo 2º (1920-2005) durante seu longo papado.

Do lado de fora do hospital, grupos de pessoas se reuniram sob uma famosa estátua de João Paulo para rezar por Francisco.

“Soubemos [do estado de saúde do papa] ontem de manhã, com tristeza”, disse Giovanni Di Muro, um italiano que estava visitando seu filho no hospital. “Esperamos que não seja nada sério e que tudo fique bem.”

O papa, que assumiu a Igreja Católica em 2013, tem um longo histórico de problemas respiratórios. Aos 21 anos, quando ainda era apenas o padre Jorge Bergoglio, desenvolveu pleurisia e teve parte de um de seus pulmões removida na Argentina.

O pontífice sofreu repetidas gripes e problemas relacionados a esse episódio desde o início de 2023. Em março daquele ano, ele foi levado ao hospital depois de reclamar que tinha dificuldade para respirar. Francisco se recuperou rapidamente após receber antibióticos para bronquite.

Em novembro, ele foi forçado a cancelar uma viagem para a reunião climática COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, devido aos efeitos da gripe e inflamação pulmonar.

Em fevereiro de 2024, Francisco fez um check-up no hospital após sofrer de gripe e retornou prontamente ao Vaticano no mesmo dia.

Depois, em setembro daquele ano, o papa cancelou seus compromissos devido ao que o Vaticano descreveu como sintomas leves de gripe.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.