China realiza exercícios de fogo real no Mar da China Oriental


A China, que considera Taiwan como seu próprio território, chama repetidamente Lai de “separatista”. Lai, que venceu as eleições e assumiu o cargo no ano passado, rejeita as reivindicações de soberania de Pequim e afirma que somente o povo de Taiwan pode decidir seu futuro.

O Comando do Teatro Oriental da China disse que, na quarta-feira, como parte do exercício Strait Thunder-2025A, suas forças terrestres realizaram exercícios de longo alcance com fogo real nas águas do Mar da China Oriental, embora não tenha informado o local exato.

“Os exercícios envolvem ataques de precisão em alvos simulados de portos importantes e instalações de energia, e alcançaram os efeitos desejados”, declarou, sem entrar em detalhes.

A Administração de Segurança Marítima da China anunciou na terça-feira uma zona fechada para navegação devido a exercícios militares até a noite de quinta-feira em uma área ao norte da província oriental de Zhejiang, a mais de 500 km de Taiwan.

Um oficial sênior da defesa de Taiwan disse à Reuters que isso estava fora de sua “zona de resposta”, e o Ministério da Defesa de Taiwan declarou que não havia detectado nenhum exercício de fogo real ao redor da própria ilha.

As Forças Armadas da China publicaram um vídeo que, segundo elas, era dos exercícios de fogo real que mostravam foguetes, em vez de mísseis balísticos, sendo lançados e atingindo alvos em terra, e uma animação de explosões sobre as cidades taiwanesas, incluindo Tainan, Hualien e Taichung, todas elas abrigando bases militares e portos.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.